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PORQUE E COMO EDUCAR NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL?



PORQUE E COMO EDUCAR NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL?
Por Leila Araújo Pereira.
Professora, escritora, poetisa, pesquisadora, palestrante, especialista em cultura afro-brasileira e indígena.

          De acordo com o dicionário online de português, educação significa: "Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém: educação formal; educação infantil. Processo em que uma habilidade se desenvolve através de seu exercício contínuo: educação musical. Capacitação ou formação das novas gerações de acordo com os ideais culturais de cada povo. Reunião dos métodos e teorias através das quais, algo é ensinado ou aprendido, relacionado com pedagogia, didática: teoria da educação. Conhecimento e prática dos hábitos sociais, boas maneiras, Civilidade. Expressão de gentileza, sutileza, delicadeza. Amabilidade e polidez na maneira com que se trata alguém, cortesia. Prática de ensinar adestrando animais domésticos para as atividades que por eles devem ser praticadas".
           A educação influencia na formação intelectual, social, cultural, emocional, moral e em outros aspectos positivos no indivíduo. Através da educação, podemos construir uma sociedade mais igualitária e justa, além disso, o indivíduo torna-se capaz de tomar suas próprias decisões, torna-se capaz de conviver com diferentes grupos e tem uma maior oportunidade de adquirir um emprego em que se sinta feliz. Mas a pergunta é: como adquirir o conhecimento necessário para atingir esses alvos durante esse longo período de isolamento social.?
            Não podemos negar que é um grande desafio se adaptar e ressignificar.  O novo nos causa medo e apreensão, mas é possível desenvolver um trabalho que produza muitos frutos quando somos investigativos, exploradores. De acordo com o pensamento de Paulo Freire: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino … Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.                                                    
          Conforme dito, é uma questão de adaptação, ressignificação e busca. Esta é uma realidade que foi imposta a todos nós, quer professores, quer alunos. Assim sendo, durante este período, precisamos nos reinventar tanto na transmissão, como na aquisição do conhecimento que se faz tão necessário neste momento. Problemas de conexão, organização com horários, preocupação com o estímulo e a frequência dos alunos, preparação de aulas com novos formatos, estão entre as nossas preocupações. Se pararmos para pensar um pouco, veremos que tais inquietações não diferem muito das preocupações como a preparação das aulas presenciais.
           O uso de ferramentas digitas se faz mais que necessário neste momento. A sala de aula física não é o único ambiente de aprendizado. Porém para que tal processo possa ocorrer, se faz necessário investimentos em recursos tecnológicos, capacitação e valorização do corpo docente. Professores e alunos se ressignificam, se adaptam se reinventam, buscam, mas a falta de investimentos financeiros continua a mesma. Isso nos leva a pensar como será o retorno pós-pandemia.
          Sabemos que o retorno não se dará da forma como conhecemos antes. Vários protocolos e medidas deverão ser adotadas para segurança de todos. O ambiente escolar é e sempre será de máxima importância para o desenvolvimento emocional e intelectual dos discentes. E para este retorno, se faz necessário aplicação de recursos voltados para melhoria na educação que envolvam não apenas investimentos na parte física da escola, mas também políticas públicas integradas a saúde, ao social e cultural. Esses investimentos tornarão a escola mais atraente, participativa e segura, favorecendo a transformação do aluno.
          A escola Pedro Paranhos no município de Lauro de Freitas, se ressignificou e se adaptou. Através das ferramentas digitais, reuniões pedagógicas por meio de webconferências, vídeos informativos, utilização das redes sociais para desenvolver o ócio criativo dos alunos por meio de atividades lúdicas e de aprendizado, focando na qualidade e não na produtividade, estão fazendo parte deste novo momento de educar.
          Algumas sugestões são dadas para um melhor aprendizado dos alunos e adaptação dos professores para essa nova rotina em casa:

PARA OS ALUNOS:
·         Manter o local de estudo tranquilo, limpo e iluminado.
·         Manter a rotina de aprendizado.
·         Ter tempo para o lazer.
·         Não exigir muito da criança.
·         Focar na qualidade e não na produtividade.
·         Fazer brinquedos com o que se tem a mão.

PARA OS PROFESSORES:
·         Adaptação ao novo.
·         Busca de novos formatos de ensino.
·         Pesquisas.
·         Organização com horários.
·         Qualificação profissional.
·         Participação nas web conferencias para elaboração de atividades.

          O corpo gestor e o corpo docente em uníssono, tem buscado formas de garantir o aprendizado de qualidade neste momento de isolamento, ouvindo sugestões, buscando capacitação e novas modalidades de ensino, fazendo com que o discente se ambiente da melhor forma possível ao novo e continue a desenvolver sua formação intelectual. Esperamos que no pós pandemia, possamos dar continuidade as ações que foram iniciadas, em um ambiente equipado e capacitado para atender as novas demandas que estão por vir.

 A função da educação é ensinar a pessoa a pensar intensamente e a pensar criticamente. Inteligência mais caráter - esse é o objetivo da verdadeira educação”.
                                                                                                                Martin Luther King Jr.











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